Cultura

ÚLTIMOS DIAS PARA CADASTRAR PROJETOS NO PROFICE

ATENÇÃO!

ÚLTIMOS DIAS PARA CADASTRAR PROJETOS NO PROFICE

As inscrições para o terceiro edital do programa estão abertas até as 17h50 do dia 28 de novembro de forma totalmente online pelo SisProfice. Proponentes devem redobrar a atenção no momento de finalizar o processo de inscrição

Os interessados em inscrever projetos no terceiro edital do Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura (PROFICE) têm até as 17h50 do dia 28 de novembro (quinta-feira) para submeter seus trabalhos ou finalizar o processo no SisProfice. Todas as informações relativas ao programa e orientações estão disponíveis AQUI: http://www.comunicacao.pr.gov.br/Pagina/3o-Edital-do-Profice

De acordo com a Coordenação de Incentivo à Cultura (CIC) da Secretaria de Estado da Comunicação Social e da Cultura (SECC), responsável pelo Profice, a maioria dos projetos que está no sistema ainda não foi finalizada. Faltando apenas alguns dias para o fim do prazo de submissão dos projetos, os proponentes devem estar atentos aos procedimentos de inscrição no sistema, conferir atentamente se todos os campos foram preenchidos corretamente e se os documentos obrigatórios foram anexados. E, por fim, não esquecer de finalizar o processo, enviando a proposta depois que tudo for verificado.

DÚVIDAS FREQUENTES – Uma das dúvidas recorrentes está relacionada ao local-sede do proponente. A orientação é que o proponente que reside em Curitiba deve selecionar a modalidade ‘Capital do Estado’. Já o proponente residente em qualquer outro município do Estado deve escolher a modalidade ‘Municípios do Estado do Paraná (exceto Capital)’. A escolha do local-sede do proponente não limita o local de realização das atividades culturais.

Para a realização das atividades culturais do projeto, o proponente deve indicar uma das faixas de abrangências dentro do sistema: municípios com até 20 mil habitantes; de 20.001 a 70 mil habitantes; e municípios com mais de 70 mil habitantes.

Também tem gerado dúvidas de que forma o proponente que reside com os pais ou outro responsável legal deve comprovar o endereço, uma vez que o Anexo III do Edital 002/2019 define que esse documento deve estar em nome do proponente. Portanto, nesses casos, a comprovação de endereço deve ser uma declaração de residência emitida pelo proprietário do imóvel, sendo pai, mãe ou responsável legal, em favor do proponente.

Há também a questão dos anexos. Algumas seções do sistema permitem anexar apenas um arquivo, mesmo que seja mais de um documento. É o caso do campo em que o proponente deve anexar as Cartas de Anuência. O sistema possibilita o upload de apenas um arquivo. Caso exista mais de uma carta de anuência, o proponente deve agrupar todos os arquivos em um único documento no formato pdf.

VIDEOTUTORIAIS – Vale lembrar que a SECC disponibilizou no início desse mês três videotutoriais que servem como suporte e orientação aos interessados em inscrever projetos no terceiro edital do Profice. Desenvolvidos pela CIC, os vídeos orientam desde como fazer o cadastramento como agente cultural até o processo detalhado de envio do projeto pelo SisProfice. Os tutoriais estão disponíveis AQUI: http://www.comunicacao.pr.gov.br/Pagina/3o-Edital-do-Profice e no próprio sistema de inscrição de projetos, o SisProfice, que pode ser acessado pelo portal www.sic.cultura.pr.gov.br.

ATENÇÃO REDOBRADA – A equipe da Celepar, responsável pelo SisProfice, reforça que o sistema foi desenvolvido da forma mais didática possível, para minimizar possíveis erros. Em todos os campos de preenchimento há um botão de interrogação que, quando clicado, abre uma explicação sobre o campo. Outra ferramenta que auxilia o proponente é o alerta de que há campos obrigatórios não preenchidos. Este aviso é dado no final do processo, dando a chance ao proponente de corrigir qualquer problema de preenchimento.

E por se tratar de um sistema de inscrições totalmente online é fundamental não deixar para finalizar a inscrição na última hora. Há imprevistos aos quais todos estão sujeitos, como problemas de conexão com a internet, que podem inviabilizar o envio do projeto e prejudicar o proponente devido a um contratempo externo.

A equipe da CIC alerta ainda para o caráter eliminatório da fase de Análise Prévia após a finalização das inscrições. Um documento anexado errado pode inabilitar todo um projeto. Uma das etapas que mais depende da atenção do proponente refere-se aos documentos solicitados nos anexos III e V do edital. A escolha da área e categoria em que o projeto vai competir também é uma informação essencial. O não preenchimento destes campos resulta em desclassificação.

SERVIÇO
Últimos dias de inscrição para o 3º edital do Profice
Até 17h50 do dia 28 de novembro de 2019
Edital e tutoriais: www.cultura.pr.gov.br
Inscrições: www.sic.cultura.pr.gov.br
Mais informações com a Coordenação de Incentivo à Cultura no e-mail profice@seec.pr.gov.br.

Fonte: SECRETARIA DA COMUNICAÇÃO SOCIAL E DA CULTURA – http://www.comunicacao.pr.gov.br/…/Ultimos-dias-para-cadast…