Espaços Culturais – em construção…

BIBLIOTECA PÚBLICA MUNICIPAL SANDÁLIO DOS SANTOS 

Sucursal da Biblioteca Pública – Cascavel Velho

Pequena biblioteca, com aproximadamente 6.000 volumes, situada no bairro Cascavel Velho, preparada para atender usuários da comunidade que buscam pesquisa, literatura e informações gerais. A sucursal atende aproximadamente 3.000 usuários/mês.

Telecentro Comunitário

O Telecentro Comunitário é um espaço público provido de computadores conectados à Internet em banda larga, onde são realizadas atividades, por meio do uso das TIC's (Tecnologias da Informação e Comunicação), com o objetivo de promover a inclusão digital e social das comunidades atendidas.
O Conselho Gestor do Telecentro Comunitário tem a função de acompanhar e observar as atividades realizadas e sugerir melhorias na organização e utilização da unidade.
A organização do Telecentro Comunitário tem como base as seguintes diretrizes:
I.    Participação da comunidade no acesso a inclusão digital e no controle das atividades em todos os níveis;
II.   Desenvolvimento social e econômico da comunidade;
III.   Aprimoramento da relação entre o cidadão e o poder público, para a construção da cidadania digital e ativa;
IV.  Redução da exclusão social e digital, criando oportunidades aos cidadãos;

V.   Capacitação da população e inseri-la na sociedade.


CORPOS ESTÁVEIS


CASA DA CULTURA ZONA NORTE

Equipamento público cultural, que está localizada na Rua Maracanã, 1208 – Jardim Ipanema – Travessa da Rua Europa. Trata-se de uma antiga igreja que foi adaptada para a realização de trabalhos culturais com crianças, jovens e adultos provenientes de diversas localidades da cidade de Cascavel. A capacidade de atendimento é de aproximadamente 2400 pessoas por mês.

No espaço de 500 metros quadrados o piso foi reformado e as paredes receberam pintura e desenhos artísticos. O local conta com cinco violões, um teclado, uma bateria completa, 60 instrumentos de percussão e 17 instrumentos da Banda-escola Municipal.


CENTRO CULTURAL GILBERTO MAYER - CCGM

Localizado na Rua Duque de Caxias, 379. Fundado em 1982, possui um auditório “Cine Teatro Coliseu” (com 330 lugares), possui também as salas: Hall Tito Muffato, Sala Fany Sölter, Sala Guido Viaro e Sala Ana Botafogo. O espaço abriga também o Museu Histórico Celso Formighiere Sperança e o Museu da Imagem e do Som- MIS.

Curiosidades: A quadra do atual Centro Cultural já foi cadeia pública entre as décadas de 1958 à1980. Após ser transferida para novas dependências por conta do crescimento da cidade, o espaço passou por adequações para então abrigar o CCGM, inaugurado em 14 de novembro 1982, na gestão do prefeito Jacy Scanagatta, durante um curto período o complexo também abrigou a Biblioteca Pública Sandálio dos Santos.

Homenagem  à Gilberto Mayer 

O nome foi escolhido como homenagem ao senhor Gilberto Mayer, pioneiro que chegou em Cascavel em 1959, fundando aqui sua empresa, Farmácia Santa Cruz. Em 1970, passou a dirigir também a distribuidora de medicamentos Santa Cruz Ltda. Gilberto Mayer foi Presidente da Associação atlética Comercial e Industrial de Cascavel. Foi Vereador no período de 1964 a 1968, sendo presidente da Câmara Municipal. Foi presidente da Aliança renovada Nacional (Arena) em 1977 e também foi o primeiro Presidente Democrático Social (PdS) ocupando o cargo até o seu falecimento em 1980.

CLIQUE AQUI PARA ABRIR O DECRETO Nº 12.695 DE 17 DE DEZEMBRO DE 2015 QUE APROVA O REGULAMENTO DO TEATRO MUNICIPAL DE CASCAVEL E DO CENTRO CULTURAL GILBERTO MAYER E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS


TEATRO MUNICIPAL SEFRIN FILHO


MAC - MUSEU DE ARTE DE CASCAVEL


IGREJA DO LAGO