OFICINAS

33º FESTIVAL DE TEATRO DE CASCAVEL

INGRESSOS E PARTICIPAÇÃO NAS OFICINAS

A Secretaria Municipal de Cultura e Esportes (Secesp) vem ao longo desta gestão oportunizando e facilitando o acesso de toda a população à cultura e às artes oferecidas em seus eventos, espaços e atividades.

Para participar das oficinas e prestigiar os espetáculos do 33º Festival de Teatro de Cascavel no Teatro Municipal Sefrin Filho e no Centro Cultural Gilberto Mayer a Secesp sugere a doação de 1kg de alimento não perecível (não obrigatória) que será destinado às famílias previamente cadastradas no PROVOPAR Cascavel.

INSCRIÇÕES

Para realizar a sua inscrição, basta entrar neste link: www.even3.com.br/teatro33anos, aqui você encontrará as informações sobre os professores, horários e ensalamento!

OFICINA DE FORMATAÇÃO DE PROJETOS CULTURAIS – PROFICE
Dias: 05 e 06 de outubro
Horário: das 14h às 18h
Local: Teatro Municipal Sefrin Filho – Auditório I


TATYANE RAVEDUTTI

Graduada em Educação Artística licenciatura em Artes Cênicas pela Faculdade de Artes do Paraná (2002). Especialista em Gestão Cultural e Organização de Eventos pela Universidade de São Paulo. Cursa a Especialização em Antropologia Cultural e o Mestre Interdisciplinar em Estudos Latino Americanos, com pesquisa interdisciplinar em produção artística transdisciplinar latinoamericana. Atualmente atua profissionalmente como parecerista nível II Funarte e Sav do Ministério da Cultura e como consultora de Cultura da Rede Regional de Cultura e Patrimônio da BP3, do Conselho dos Municípios Lindeiros da Itaipu.



CAROLINAH RATEIRO

DRT 30883 Formada, em 2013, em Artes Cênicas pela Universidade de São Paulo [USP-ECA-CAC], habilitada como atriz e pela Escola Profissionalizante de Atores Wolf Maya, em 2009. Cursou a ETEC de Artes, no curso Dança, em 2015/16. Sua Formação também foi constituída por mestres como Eve Due Bruce, Thèâtre du Soleil, Sergio Penna, Fernando Leal, Antônio Araújo e treinamentos internacionais no Studio Roy e no Globe Theater (Londres). Em 2015, atuou no Núcleo de Artes Cênicas, NAC, dirigido e orientado por Lee Taylor, no qual se deu o espetáculo Doc. educação (em cartaz na FUNARTE-SP EM 2015 e 2016) Fez parte do grupo de pesquisa AP43, direção de Nara Sakarê. Ainda no cinema, integrou o elenco de diversos curtas como Dá Licença de Contar, com direção de Pedro Serrano, e longas, com La Riña, direção de Marcelo Galvão. Além de algumas web séries, como Sete Fitas. Em 2018, gravou alguns comerciais para o meio publicitário e o longa-metragem “Atração de Risco” com direção de Renato Siqueira. Fez parte do grupo de pesquisa em audiovisual A Gente Atores. Hoje integra cias como o Grupo Teatro do Acontecimento, dirigido por Hercules Moraes, o Grupo Sensus, onde realiza espetáculos sensoriais, como Pequeno Príncipe (SESCOOP 2017) e DIVER (SESC Ribeirão Preto 2017) e o Grupo Metrópole, com espetáculos infantis sobre sustentabilidade que são levados para todo o pais, como Na Trilha das Águas.

OFICINA DE MAQUIAGEM PARA CASTING E PARA PALCO
Dia: 05 outubro
Horário: das 14 às 18h
Sala de Cinema – Teatro Municipal Sefrin Filho

OFICINA DE EXPRESSÃO CORPORAL (O CORPO FALA)
Dias: 06, 07 e 08 de outubro
Horário: das14h às 17h
Sala Ana Botafogo – Teatro Municipal Sefrin Filho

OFICINA DE INICIAÇÃO AO TEATRO
Dias: 09 e 10 de outubro
Horários:
Turma I (Manhã) – Das 9h às 11h
Turma II (Tarde) – Das 14h às 16h
Sala de Artes – Teatro Municipal Sefrin Filho

OFICINA DE MAQUIAGEM ARTÍSTICA
Dias: 11, 12 e 13 de outubro
Horário: das 14h às 17h
Sala de Cinema – Teatro Municipal Sefrin Filho


MAURO ZANATTA

Estudou em 1982 com o mímico argentino Daniel Berbédes. Em 88/89, na Inglaterra, cursou na Desmond Jones School of Mime and Phisical Theatre, onde também foi prof. assistente. Estudou clown com o diretor francês Philippe Hottier, ex-membro da Companhia Teatre du Soleil, David Glass e Peta Lili. Foi prof. de mímica e commedia dell’arte na The Arts Educational London School, em 90/91; Teve grandes mestres, como Ricardo Napoleão (Máscara Neutra),;Luis Louis (Mímica e Teatro Físico); Silvana Abreu (Afirmação da Potência do Ator); Afredo Megna (Dramaturgia Teatral); Aleksei Abib (Roteiro p/ Curta Metragem) Criou em 94, a Escola do Ator Cômico onde ensina, no Curso de Comédia para Atores e Não Atores, as matérias de improvisação teatral, jogo cênico, máscara, clown e commedia dell’arte. Criou o Espaço Excêntrico em 2015, espaço cultural onde funciona a Escola do Ator Cômico, com teatro e salas de aula. Recebeu inúmeros Prêmios e Indicações por seus trabalhos, como o Troféu Gralha Azul de Melhor Ator 2016/17 em “Contos de Nanook”; Prêmio RPCTV de Melhor Ator com o curta-metragem O TENOR, em 2012; Melhor Espetáculo de Humor e Iluminação Original, e Indicação p/ Melhor Direção e Melhor Figurino no 2º Festival Nacional de Teatro de Juiz de Fora – MG, em 2007.

OFICINA DE MÁSCARA NEUTRA
Dias: 09, 10 e 11 de outubro
Horário: Das 14h às 17h
Local: Sala de Cinema – Teatro Municipal Sefrin filho

OFICINA DE ELEMENTOS CRIATIVOS PARA TRABALHO SOLO
Dias: 09, 10 e 11 de outubro
Horário: das 19h às 22h
Local: Sala de Cinema – Teatro Municipal Sefrin Filho


OFICINA TEATRO DE SOMBRAS
Dia: 07 de outubro
Horário: das 19h30 às 21h30
Local: Centro Cultural Gilberto Mayer

 

 

MARCELLO ANDRADE DOS SANTOS

Marcello Andrade dos Santos é ator, iluminador, bonequeiro, contador de histórias, músico e DIRETOR TEATRAL especializado em teatro de sombras pelo Instituto Del Teatro de Sevilha – Espanha 1986, através da BOLSA DE ESTUDOS (BECA) ABTB/APRTB E UNIMA. Dedica-se há 27 anos à pesquisas sobre a arte milenar do Teatro de Sombras, desenvolvendo cenografia animada, bonecos de sombras, recursos para bailarinos e atores e os equipamentos de luz, efeitos especiais e as mesas de luz próprias para este trabalho. Marcello Andrade dos Santos Coordena e Dirige a Companhia Karagozwk, fundada em 1985 na cidade de Lages, estado de Santa Catarina, onde iniciou sus atividades profissionais com o Grupo Gralha Azul, dirigido por Olga Romero, tendo como integrantes Valmor Beltrame o Nini, Adeodato Rhodem e Soninha. Desde então traz aos palcos os frutos desta pesquisa realizando espetáculos e oficinas. Com a Companhia Karagozwk conquistou espaço na Cidade do Rio de Janeiro, Brasília e São Paulo., dentre outras. Desde 1988 estando em Curitiba, Paraná, já com empresa constituída no ramo, Marcello apresentou-se com a Companhia em larga escala nos municípios da região sul.