Sinto boas energias....

MOSTRA COMUNITÁRIA DE TEATRO / TEATRO DE RUA

33º FESTIVAL DE TEATRO DE CASCAVEL

MOSTRA COMUNITÁRIA DE TEATRO / TEATRO DE RUA

ESPETÁCULO: “A HORA DA ESTRELA” PALHAÇA PIDI MANDÔ – CASCAVEL

Dia – 06/10
Sessão às10h
Local: Feira do Teatro

Dia 09/10
Sessões às 10h e 14h
Local: Escola municipal Hércules Bosquirolli

Dia 10/10
Sessões às 10h e 14h
Local: Escola Municipal Gládis Maria Tibola

Classificação: Livre

Palhaça Pidi Mandô, em 2009, passou a integrar a cia Risologistas Doutores do Riso desenvolvendo trabalhos humanitários e sociais em hospitais, orfanatos, asilos, escolas e outras entidades beneficentes. Muitos dos projetos desenvolvidos foram aprovados pela Lei de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet.
Ministrou oficinas em projetos sociais como o Projeto Atitude, Cense de Umuarama Paraná (Centro de Socioeducação) e também na Casa de semiliberdade. Em 2017 desenvolveu oficinas de Interpretação no Cense II e na Casa de semiliberdade de Cascavel/Pr.
A Hora da Estrela é um espetáculo encenado por uma palhaça chamada Pidi Mandô, que se apresenta ao público como uma expectadora que espera assistir um grande show. Mas enquanto não chega “A Hora da Estrela”, a palhaça com intenção de distrair o público nos envolve em seu universo circense, conduzindo por meio da sua imaginação sensações comum a todos, revelando as mais diversas máscaras do ser humano em sua existência e conquista de interesses próprios, mostrando um novo olhar a respeito do amor e suas dominações.

ESPETÁCULO: “OS FABULANTES” – CIA ARTE MÓVEL –SP

Dia – 06/10
Sessão às 16h
Local: Domingão Calçadão Fechadão

Dia 07/10
Sessões às 10h e 14h
Local: Escola Municipal Hermes Vezzaro

Dia 08/10
Sessões às 10h e 14h
Local: Escola Municipal Mario Pimentel

Classificação: Livre

Cia Arte-Móvel nasceu em 2009 na cidade de Americana/SP e migrou para Santa Bárbara d’Oeste em 2017, sempre com o intuito de aprofundar-se num teatro que ultrapassasse o campo do entretenimento para ganhar a reflexão. Especializou-se na mescla de linguagens entre o teatro de animação e objetos e o corpo expressivo. Com 4 espetáculos no repertório, a Cia deu mais um passo a fim de potencializar seu teatro transformador, estreando “Casulo”, uma investigação sobre a morte para crianças de 6 a 10 anos.
Dois contadores chegam numa floresta encantada. Trazem histórias na cachola e nas mãos um violão. Cantam e narram de forma mágica. Aventuras vividas por raposas, lobos, carneirinhos e outros animais que caminham por ali, são contadas de forma musicada e ilustradas por máscaras e adereços incríveis, que completam o espaço cênico. Através de diferentes bonecos, de maneira colorida, leve e divertida, o espectador é transportado a um mundo fascinante, recheado de imaginação e reflexões, onde o entretenimento e o conhecimento caminham lado a lado.

ESPETÁCULO: “O PATINHO FEIO” – CIA MIILLER – CURITIBA-PR

Dia 07/10
Sessões às 10h e 14h
Local: Escola Municipal Michalina Kiçula Sochodolak

Dia 08/10
Sessões às 10h e 14h
Local: Escola Maria Fumiko Tominaga

Dia 09/10
Sessões às 10h e 14h
Local: Apofilab
Classificação: Livre

CIA MIILLER TEATRO DE BONECOS surgiu a partir da experiência de trabalho de Claudio Miiller com teatro desde 1995, desenvolvendo diversas funções, como diretor, aderecista, figurinista, cenógrafo e ator-manipulador, em fevereiro de 2007, cria a Cia Miiller, estreou com a produção livre adaptação da história “O Patinho Feio” de Hans Christian Andersen na linguagem de bonecos, espetáculo também selecionado no Edital de Formas Animadas da FCC.
O Patinho feio narra a história de uma pequena ave cuja feiura causa desprezo entre os animais onde nasceu. Um dos contos clássicos mais difundidos e admirados na literatura universal, com uma trama que seduz e encanta. Remete-nos a solidariedade e respeito às diferenças. Ele vence as adversidades do destino, superando todos os obstáculos e provocando respeito e admiração de todos.

ESPETÁCULO: “VELHO OH” EXECUTIVA PRODUÇÕES – CASCAVEL-PR

Dia 07/10
Sessão às 19h30
Local: Distrito de Sede Alvorada

Dia 08/10
Sessão às 19h30
Local: Distrito de Rio do Salto

Dia 09/10
Sessão às 19h30
Local: BairroTarumã

Dia 10/10
Sessão às 19h30
Local: Bairro Aclimação

Dia 11/10
Sessão às 19h30
Local: Riviera
Classificação: Livre

VELHO OH! Teve a sua pré-estreia no dia 13 de junho de 2019 no auditório da Prefeitura Municipal de Cascavel-PR. Estreou no dia 28 de junho de 2019 no Teatro Coliseu de Cascavel com duas apresentações ás 15 e 20 horas. Também, foi apresentada no dia 29 de junho de 2019 as 20 horas no mesmo teatro. No mês de julho, foram feitas ajustes no texto e estão sendo agendadas apresentações nas cidades da região.
Uma comédia crítica que aborda um tema relevante que é a questão do idoso, baseado no Estatuto. Um idoso, aposentado, viúvo, muito sistemático aprendeu a viver sozinho longe dos filhos que são casados e seguem seu caminho. De repente o filho conflita com a esposa e resolve voltar para a casa do pai, com a desculpa de que está vindo para cuidar do velho. O filho chega e começa ditar regras para o pai que não concorda e desencadeia um conflito entre paia e filho, mas as discussões são levadas de forma bem humorada.

ESPETÁCULO: “OS VÍKINGS” CIA PALHAÇOS DE RUA – LONDRINA

Dia 11/10
Sessão às 17h
Local: Terminal Oeste

Dia 12/10
Sessão às 11h – Calçadão Domingão Fechadão
Sessão às 16h – Complexo Esportivo Ciro Nardi

Dia 13/10
Sessão às 10h – Feira Do Teatro
Sessão às 16h – Domingão Calçadão Fechadão

Classificação: Livre

A Cia. Os Palhaços de Rua é uma companhia de Teatro e Circo da cidade de Londrina – PR e que desenvolve há seis anos pesquisas na área da comicidade física com enfoque na arte do palhaço.
Teve sua origem a partir do encontro das pesquisas dos atores Adriano Gouvella e Lucas Turino, ambos bacharéis em Artes Cênicas pela Universidade Estadual de Londrina – UEL no ano de 2013. Anterior ao curso universitário os dois atores já traziam consigo suas experiências com teatro e circo, realizadas em montagens de espetáculos, performances, cursos específicos, filmes, entre outros meios; encontraram-se na graduação e foram quatro anos de pesquisas voltados para a arte da palhaçaria que resultaram nos trabalhos teórico-práticos: “A Criação da Cena do Palhaço por Meio da Improvisação e Experimentação em Público” e “Entre o Circo, a Rua e a Vida: Experimento Cênico Apoiado no Estudo da Biomecânica Teatral”. A companhia já se apresentou nos estados do: Acre, Rondônia, Paraíba, Piauí, Ceará, Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais, São Paulo, Santa Catarina e Paraná, realizando quase 200 apresentações em inúmeros festivais, mostras e encontros artísticos pelo país, recebendo prêmios e críticas do júri especializado.

INGRESSOS E PARTICIPAÇÃO NAS OFICINAS

A Secretaria Municipal de Cultura e Esportes (Secesp) vem ao longo desta gestão oportunizando e facilitando o acesso de toda a população à cultura e às artes oferecidas em seus eventos, espaços e atividades.

Para participar das oficinas e prestigiar os espetáculos do 33º Festival de Teatro de Cascavel no Teatro Municipal Sefrin Filho e no Centro Cultural Gilberto Mayer a Secesp sugere a doação de 1kg de alimento não perecível (não obrigatória) que será destinado às famílias previamente cadastradas no PROVOPAR Cascavel.

REALIZAÇÃO

O 33º Festival de Teatro de Cascavel é realizado pelo Governo Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Esportes de Cascavel em parceria com a Setorial de Artes Cênicas do Conselho Municipal Políticas Culturais de Cascavel e Sesi Cascavel, com apoio da Sanepar.

 

Acesse também:

MOSTRA INFANTIL DE TEATRO

MOSTRA PARANAENSE DE TEATRO