Sinto boas energias....
Cultura

DOCUMENTÁRIO “MEMÓRIA VIVA – IMPRESSÕES”

O Ibram – Instituto Brasileiro de Museus realiza todos os anos, em maio, “A Semana Nacional dos Museus”. Porém, atendendo às orientações das autoridades de saúde para adoção de medidas de prevenção do Coronavírus (Covid-19), foi recomendado o cancelamento de eventos presenciais planejados pelas instituições museológicas e culturais. Por este motivo, a Secretaria Municipal de Cultura e Esportes de Cascavel deu um jeitinho de levar até a sua casa, um pouquinho dos nossos dois museus, o Museu Histórico Celso Formighieri Sperança e o Museu da Imagem e do Som, por meio do Projeto Memória Viva!

DOCUMENTÁRIO MEMÓRIA VIVA_IMPRESSÕES

O documentário sobre a história do município de Cascavel já pode ser apreciado no Youtube e traz relatos preciosos, emocionantes e curiosos sobre a saga da construção da nossa querida cidade! Recheado de entrevistas fascinantes dos nossos pioneiros e pioneiras, as quais são conduzidas de forma bem leve e descontraída pela coordenadora do Centro Cultural Gilberto Mayer, Silvia Prado, O “Memória Viva – Impressões” é uma valiosa fonte informação e conhecimento, protagonizado pelos próprios desbravadores, os responsáveis por fazerem deste chão o nosso lar! São eles: Antonio Cid (In Memorian), Dercio Galafassi, Alberto Rodrigues Pompeu, João Batista, Laudi Paula F. Bartnik, Glassi Terezinha Wichoski, João Silvério de Oliveira e esposa Antonia de Oliveira, Valdir Antônio Webber e esposa Rosita Webber, Domingos Manuel dos Santos e esposa Loudes dos Santos, Domingos Manuel dos Santos, Mário Ferroni e filha Cleusa Madalena Ferroni Frare, Reinaldo Bramatti e sua mãe Maria Augusta P. F. Bramatti, Alfredo Floriano de Castilho, Villaca Marina de Alves Paula, Alvina Fogaça Bernardino e filha Maria das Graças Bernardino, Antonio Stoker Nascimento, Antonio Gonçalves de Lima e José Remi Pietsch Nascimento e esposa Neusa Pietsch.

Idealizado por Silvia Prado, o documentário “Memória Viva – Impressões” tem como proposta registrar a história dos nossos pioneiros e pioneiras, da sua apeada, lida e enfim domada da cidade de Cascavel. Inventaram nossa cidade e identidade cultural. Entre causos, casos, costumes e acontecimentos que abordam diversas temáticas e aspectos históricos sociais e culturais, as entrevistas, muitas delas carregadas de emoção, te levarão de volta no tempo. Um passeio delicioso, carregado de história, da nossa história! O lançamento online do documentário também é uma alusão ao Dia Internacional dos Museus comemorado em 18 de maio. Chame sua família e pegue uma pipoca!

ASSISTA DIRETO DO YOUTUBE

Acesse o link do documentário Memória Viva_ Impressões (Os Pioneiros De Cascavel-Pr) Projeto Memória Viva! CLICANDO AQUI!

In Memorian

No início deste ano, demos adeus ao pioneiro sr.Antonio Cid, 96 anos, que aqui apeou em 1954 e fez da sua história a nossa história! Professor, servidor do Poder Judiciário, presidente da APAE, fundou a primeira escola de ensino médio da nossa cidade que mais tarde passou a se chamar Colégio Marista como conhecemos hoje. A Secesp faz aqui uma homenagem ao ilustre pioneiro e a todos os seus descendentes com estes preciosos relatos do sr. Antonio Cid.