BIBLIOTECA PÚBLICA MUNICIPAL SANDÁLIO DOS SANTOS

BIBLIOTECA PÚBLICA MUNICIPAL SANDÁLIO DOS SANTOS

Criada pela Lei N.º 402/65.

Localizada na Rua Paraná, 2786 - Centro. Possui um acervo de aproximadamente 70.000 volumes. A Biblioteca tem como seus espaços a biblioteca propriamente dita, periódicos, multimídia, videoteca, núcleo de deficientes visuais, extensão no Bairro Cascavel Velho, sala de cinema e vídeo com 45 poltronas. Tem com um de seus programas mais abrangentes o Ônibus biblioteca que é itinerante e tem atendido escolas, população, programa Território Cidadão.

Possui as seguintes salas:

- Sala Lala Schneider: espaço próprio para cinema e vídeo.

- Sala Aramis Millarch: fonoteca e videoteca.

- Sala de multimídia: acesso à internet e consultas.

- Sala Verde: onde se realizam diversos tipos de exposições.

HORÁRIO DE ATENDIMENTO:

A Biblioteca Municipal abre às 08h e permanece ininterrupamente aberta até às 19h.

Para maior comodidade dos usuários, a Biblioteca Municipal disponibiliza os livros para empréstimo, Porém e necessário fazer um cadastro.

Documentos necessários para realizar cadastro:

* Carteira de Identidade (R.G.)

* CPF;

* Números de 3 telefones de referência, podendo ser fixos ou Celulares;

* Comprovante de Residência;

* Taxa de R$ 1,00.

Podem ser emprestados até 3 livros por vez, o prazo de entrega é de 14 dias para Livros de Literatura e 7 dias para Livros de Pesquisa.

Valores de multas deverão ser conferidos com os funcionários da biblioteca.

CAIXAS-ESTANTES

São caixas com tamanho de 60 x 40 cm, com estantes internas que comportam aproximadamente 300 livros, leva leitura a locais de difícil acesso ou a grupo de pessoas que não podem vir até a biblioteca como: hospitais, entidades assistenciais, presídios, centros de atendimento a idosos, empresas, etc. As caixas atendem aproximadamente 3.000 pessoas por mês.
Os livros estimulam a imaginação, fazem sonhar, difundem e aprimoram o conhecimento, colocam o mundo ao alcance de cada cidadão. Transmitem fatos, idéias, conhecimentos históricos, descobertas, tratados, códigos ou apenas entretenimento. Este conjunto de recursos pode modificar uma sociedade.

Consciente desta realidade a biblioteca pública de Cascavel desenvolve o projeto caixa-estante, que faz parte de sua coordenadoria de extensão, visando atender a um público que não pode vir até a biblioteca e consequentemente não tem acesso aos livros, são, pessoas que por alguma dificuldade social estão recolhidos em instituições públicas. O livro vai até o leitor através dessa caixa que tem capacidade para aproximadamente 100 livros. Este material fica no local por um período de 30 dias, até ser substituído por novos títulos pela biblioteca.

Learn More

ÔNIBUS-BIBLIOTECA

O ônibus-biblioteca tem por objetivo incentivar a leitura, a criatividade e o imaginário infantil. A Literatura é, sem dúvida, a forma de recreação mais importante na vida da criança. O ônibus compõe-se de várias estantes internas que acomodam aproximadamente 3.000 livros de conteúdos diversos, como: didáticos, pedagógicos, literatura infantil, revistas, gibis e outros. Percorre os bairros da cidade, escolas públicas e municipais, festas populares, projetos da Prefeitura através de suas secretarias. A média de atendimento é de aproximadamente 125.000 crianças ao ano.

Learn More

Histórico da Biblioteca Pública Municipal

O prédio onde funciona a Biblioteca Pública de Cascavel foi idealizado para sediar a Prefeitura Municipal de Cascavel. Foi projetado pelo arquiteto Nilson Gomes Vieira e teve sua construção finalizada no ano de 1969. Sua inauguração ocorreu em 06 de setembro de 1972 sob gestão do então prefeito Octacílio Mion. Sediou até o ano de 1993 a Prefeitura Municipal, denominado Paço Municipal 14 de Novembro.

Com a mudança do Paço Municipal para novo endereço em 1993, o prédio sofreu algumas transformações, sendo readequado e ampliado para  sediar  a Biblioteca Pública Municipal Sandálio dos Santos – denominado Paço das Artes. Neste prédio localiza-se também a Secretaria Municipal de Cultura e o Museu de Arte de Cascavel, sendo que o acesso ao Museu acontece pela Rua Mato Grosso, nº 2909, onde temos acesso ao Núcleo de Atendimento às Pessoas Portadoras de Deficiência Visual.

A Biblioteca Pública Municipal atende aproximadamente 14 mil pessoas por mês entre alunos, professores, funcionários, pesquisadores e acadêmicos e dispõe de um acervo aproximado de  40 mil livros, 04 jornais locais e 03 estaduais, 14 títulos de revistas, 1.720 fitas de vídeos educativos e 200 discos. No primeiro pavimento, a biblioteca conta com espaços para consulta ao acervo de literatura brasileira e artes, literatura estrangeira, seção de obras raras, de pesquisa em enciclopédias e dicionários. Neste pavimento está instalado, também, o   Telecentro Comunitário, espaço público provido de computadores conectados à Internet em banda larga, onde são realizadas atividades, por meio do uso das TICs (Tecnologias da Informação e Comunicação), com o objetivo de promover a inclusão digital e social das comunidades atendidas.

No segundo pavimento está localizado, além do setor de preparo técnico (do material a ser incorporado ao acervo), a videoteca (com quatro cabines de vídeo), sala de estudos, sala de periódicos (jornais e revistas), sala de projeção de cinema e vídeo (com 45 poltronas), setor de multimídia com acesso a Internet e a Secretaria Municipal de Cultura, a qual será transferida para novo endereço, possibilitando a ampliação da Biblioteca Municipal.

Além da  Sucursal no Bairro Cascavel Velho, a biblioteca conta, ainda, com o “Serviço de Extensão”, que tem como objetivo principal, levar a leitura às pessoas que, por qualquer motivo não têm condições de vir até a sua sede através dos  programas Ônibus Biblioteca e Caixas-Estantes.

Bibliotecas Públicas são instituições, instrumentos para a realização de pesquisas e aquisição de conhecimentos e informações, que venham a contribuir para a formação da cidadania e melhoria da qualidade de vida da sociedade.